Almôndegas de Grão de Bico


Na minha alimentação, há dias em que o prato é vegetariano, seguindo a indicação da nutricionista que me acompanha.
Eu gosto muito de grão, e lembrei-me de experimentar fazer umas almôndegas, a ideia inicial, seriam uns hambúgueres, mas esses já tinha feito, queria fazer qualquer coisa diferente.
Para obter a consistência para poder formar as bolinhas, usei farinha de linhaça.
Ficaram umas delícia!


Ingredientes:
1 cebola
1 dente de alho
2 chávenas de grão cozido
1 c. sopa de linhaça moída
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Cominhos q.b.
Salsa
Azeite

Preparação:
Picar a cebola e o dente de alho e deitar na frigideira com um pouco de azeite.
Deixar a cebola cozinhar um pouco.
Esmagar o grão (ou triturar se não quiser encontrar alguns pedaços), e juntar na frigideira, adicionar a linhaça moída e envolver bem. Nesta altura a massa já vai descolando da frigideira, está então a ficar no ponto certo para depois formar as almôndegas.
Temperar de sal, pimenta, cominhos e juntar a salsa picada.
Depois de tudo bem envolvido, colocar numa taça e deixar arrefecer, para poder formar as bolinhas sem queimar os dedos.
Levar ao forno nos 200ºC por 15 a 20 minutos.

Nota: O grão que utilizo, eu cozo em casa, daí juntar sal no preparado. Se usar grão já cozido, verifique primeiro se necessita de juntar sal.

Comentários

Mensagens populares